domingo, 12 de agosto de 2007

Mesas!!!!!

Não sei porque tenho essa mania, talvez até seja um capricho, mas adoro mesas...é, mesas!! Essas que temos em casa, na sala, com quatro ou seis cadeiras, de madeira, sabe? Tenho uma preferência particular por mesas redondas. Fico imaginando minha casa com muitas mesas, no quarto, na sala, na cozinha, algumas pequenas, outras maiores, quero mesas, muitas mesas. Fiquei pensando sobre o porque desse meu encantamento com as mesas e cheguei a conclusão que porque nelas as coisas acontecem, as pessoas se conhecem, conversam, se entendem. Os namorados discutem, trocam juras de amor, fazem amor, brigam e se reconciliam. Grande decisões são tomadas. Talvez as coisas mais importantes da humanidade tenham sido realizadas e definidas sob as mesas.

Ótimas lembranças da minha vida estão relacionadas com as mesas. Lembro dos almoços que faziamos na casa de minha vô, onde toda família ficava reunida em volta de uma mesa, jogando conversa fora, rindo e chorando, mas sobretudo, se olhando nos olhos, ouvindo o que cada um tinha para dizer. Foi uma mesa que permitiu isso, não tenho a menor dúvida. Lembro de discussões homéricas, regadas a muita cerveja, com meus amigos. Lembro de restaurantes maravilhosos que tive a oportunidade de conhecer, inclusive, a gastronomia é definida como os prazeres da mesa.

Se pararmos para pensar, passamos uma grande parte de nossa vida atrás de mesas. Nossa vida estudantil inteira se passa atrás de uma mesa. Todas as nossas refeições, ou pelo menos uma grande parte delas, são feitas sob as mesas. Trabalhamos durante 30 ou 35 anos atrás de mesas. Até quando saimos para nos divertir, as mesas estão sempre lá. Enfim, a mesa é onipresente em nossas vidas.

Seja como for, vou continuar alimentando essa minha mania por elas. Quem sabe um dia eu encontre uma outra pessoa que tenha essa mesma loucura e que possamos passar horas conversando e discutindo com a total discrição e irrestrita cumplicidade que só uma mesa pode oferecer.